27 de fevereiro de 2010

Zé Eduardo Unit: Cascais Jazz (2009)
Memória do Jazz em Portugal

Em Dezembro do ano passado, a Zé Eduardo Unit, featuring Jack Walrath, actuou no reeditado Cascais Jazz. É um excerto desse espectáculo protagonizado por Zé Eduardo (contrabaixo), Jack Walrath (trompete), Jesús Santandreu (sax) e Bruno Pedroso (bateria) que JNPDI propõe hoje.



26 de fevereiro de 2010

Jazz Transatlântico hoje no CCB e amanhã na Casa da Música

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Duas grandes orquestras (Orquestra de Jazz de Matosinhos e Orquestra Nacional do Porto), dois solistas consagrados (Jason Moran e Chris Cheek) e duas obras em estreia absoluta configuram o evento imperdível que hoje e amanhã sobe, respectivamente, ao palco do Centro Cultural de Belém e da Casa da Música, reunindo mais de 100 músicos.

O programa percorre várias formas de abordar o jazz numa perspectiva sinfónica, desde as experiências pioneiras dos anos vinte, com a Jazz Symphony de George Antheil, até às novas composições de Carlos Azevedo e Ohad Talmor escritas propositadamente para este projecto, passando ainda por peças de dois compositores que dispensam apresentações: Leonard Bernstein e Toots Thielemans.

Esta é uma proposta que cruza a fluidez e a liberdade da improvisação com a riqueza e o rigor da música escrita, e apresentá-la só é possível graças à genialidade de grandes intérpretes - como os norte-americanos Jason Moran e Chris Cheek, figuras proeminentes do jazz internacional - e ao início da tão almejada, quanto necessária, parceria musical entre o CCB e a Casa da Música, permitindo a partilha de custos entre estas duas super-estruturas da cultura nacional.

25 de fevereiro de 2010

Paulo Gaspar e Edgar Wilson hoje no Dose Dupla

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Hoje é dia de Dose Dupla no CCB, que a partir das 22h00 junta pela primeira vez em palco o clarinetista Paulo Gaspar (fundador do Dixie Gang e membro da Big Band do Hot Clube de Portugal) e o pianista Moçambicano Edgar Wilson (músico radicado na Alemanha e que tocou e gravou, entre outros, com o conceituado contrabaixista Niels-Henning Ørsted Pedersen)

Juntos, convidam à audição dos grandes standards do cancioneiro norte-americano – criado por compositores como George Gershwin, Cole Porter ou Irving Berlin – e do jazz moderno e clássico, assim como da Bossa Nova.

24 de fevereiro de 2010

Jazz para crianças no CCB

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Desde hoje até Domingo, o Centro Cultural de Belém recebe o Banjazz, nome de um bicho esquisito de olhos arregalados e ar banzado pela música, que é o seu alimento.

Este concerto encenado para crianças abre a porta para a exploração do mundo da música, mais concretamente do jazz, e transforma-o em imagens, corporalidade e histórias sustentadas dramaturgicamente de uma forma muito divertida.

A autoria do projecto é da cantora Maria Morbey e os temas são de Xico Zé Henriques, músico recentemente falecido.

Jamie Cullum esgota Coliseu de Lisboa

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De acordo com o site do Coliseu dos Recreios de Lisboa, o concerto de Jamie Cullum nesta sala, a realizar a 25 de Maio, já se encontra esgotado.

23 de fevereiro de 2010

Fátima Serro & Cláudio Ribeiro: Noite inspirada no Dose Dupla

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A cantora Fátima Serro e o guitarrista Cláudio Ribeiro protagonizaram um espectáculo inspirado na passada quinta-feira, evento inserido no Dose Dupla, que está a decorrer até ao final de Março no Centro Cultural de Belém.

Entre o repertório ouvido abundaram standards do American songbook e temas do cancioneiro popular do Brasil. Fátima Serro demonstrou o seu talento e as suas capacidades de improvisadora, sempre bem acompanhadas e potenciadas pela guitarra de Cláudio Ribeiro, músico natural do Brasil mas a viver em Portugal desde há vários anos.

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Laurent Filipe ao vivo no Casino de Lisboa

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É já na próxima sexta-feira, 26 de Fevereiro, que Laurent Filipe actua com o seu quarteto no Auditório dos Oceanos, apresentando o espectáculo The Song Band. Com ele em palco estarão Rodrigo Gonçalves (piano), Massimo Cavalli (contrabaixo), João Cunha (bateria) e o convidado especial Bruno Santos (guitarra).

22 de fevereiro de 2010

Sarah Vaughan: Cascais Jazz (1973)
Memória do Jazz em Portugal

Depois de em tempos termos divulgado, em primeira-mão, o tema "Misty", interpretado por Sarah Vaughan no Cascais Jazz de 1973, propomos hoje outro inédito, desta feita o clássico "Round' Midnight".

E muito embora as condições sonoras não fossem as melhores (o que é dizer pouco do que se passou no Dramático...) e o quarteto ter actuado dois dias depois do que estava previsto (devido às condições meterológicas em Milão, donde procedia), nem o nervosismo nem a inquietação do público - devido aos factores atrás referidos - impediram que o concerto atingisse um elevado nível.

Para tal, muito contribuiu a secção rítmica, composta por Carl Shroeder (piano), John Giannelli (contrabaixo) e Jimmy Cobb (bateria).

Jazz no Iraque

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É verdade, não obstante a violência que grassa no Iraque e o facto de ainda há poucos anos este país ser profundamente anti-americano, o jazz chegou agora a Bassorá. Os "culpados" por esta invasão são os membros da 1st Infantry Division Jazz Band, os sargentos James D. Shank (sax), Greg Ybarra (trompete), Brendan Osweiler (teclados), Dan Rhoades (baixo) e Brandy Hagin (bateria).

Escusado será dizer que para já o Jazz não tem autorização para sair da base militar norte-americana...

20 de fevereiro de 2010

Fábrica de Braço de Prata: Tragédia!

Quem na manhã do dia 25 de Novembro de 1953 folheasse os jornais encontraria este título sensacionalista, mas verdadeiro, sobre a explosão que na véspera se dera na Fábrica de Material de Guerra de Braço de Brata, vitimando 12 pessoas e ferindo 200.

É precisamente este evento, ocorrido há quase 60 anos, que JNPDI recorda hoje através de um vídeo que realizámos para o efeito, pois a Fábrica do Braço de Prata converteu-se, já no século XXI, num espaço de Jazz ao vivo.

Curiosamente, o Jazz era visto como alvo a abater por parte de muitos dos regimes nacionalistas armados pelos obuses e canhões que sairam destas oficinas ao longo de quase 90 anos de actividade...


18 de fevereiro de 2010

Maria João, Aki Takase e NHOP: Olha que 3!

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Nos anos 90, três músicos magistrais - a nossa Maria João, Aki Takase (piano) e NHOP (contrabaixo) - uniram-se para actuar e gravar música que fez história e encantou audiências por toda a Europa e não só.

Tal trio era, na verdade, a expansão do duo entre João e Aki, dupla activa desde a segunda metade dos anos 80 e que alcançara uma notoriedade e reconhecimento ímpares em toda a Europa.

Felizmente, a editora ENJA decidiu em boa hora gravar o trio ao vivo, em Nuremberga, o que resultou no disco Alice (1990).

Hoje, propomos precisamente dois temas deste trio que recebia ovações em pé nas salas onde se apresentava, desde os palcos da Noruega até, claro, Portugal.





16 de fevereiro de 2010

Laurent Filipe: Jazz em prime-time

No passado Domingo, o jazz português teve mais um momento importante pois um dos seus expoentes, o trompetista e cantor Laurent Filipe, interpretou o clássico "Summertime" para uma audiência estimada em 1,5 milhões de pessoas e um share da SIC na ordem dos 41%, o que lhe permitiu ser o canal mais visto neste dia.

O pretexto foi, claro, a já bastante noticiada participação de Laurent Filipe no júri deste programa, facto que não só beneficiou a notoriedade do próprio, mas, estamos em crer, também a visibilidade e prestígio dos demais músicos de jazz portugueses.

15 de fevereiro de 2010

Júlio Resende & Ole Morten Vagan: Dose Dupla arrasadora!

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Fotos: JNPDI

O pianista Júlio Resende e o contrabaixista Ola Morten Vagan realizaram na passada quinta-feira um concerto integrado no ciclo DOSE DUPLA, no CCB, o qual registou mais uma casa cheia.

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Fotos: JNPDI

A sua cumplicidade em palco e a sensibilidade da sua música fizeram deste um dos melhores espectáculos de sempre do DOSE DUPLA, o que ficou comprovado pela adesão do público, que não perdoou o encore.

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Fotos: JNPDI

Músicos e público estavam naturalmente satisfeitos pelo que a venda de CD's atingiu um volume absolutamente recordista no DOSE DUPLA.

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Fotos: JNPDI

O concerto cativou também algumas figuras históricas do Jazz em Portugal, nomeadamente o respeitado Barros Veloso, pioneiro do piano moderno entre nós.

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Fotos: JNPDI

O DOSE DUPLA prossegue já na próxima quinta-feira, dia 18, com Fátima Serro & Cláudio Ribeiro.

14 de fevereiro de 2010

Hot Clube: Prédio em demolição

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Foto: JMS/JNPDI

Passámos hoje pela Praça da Alegria e as imagens que aqui publicamos mostram já as obras de demolição em curso no edifício onde funcionou durante 55 anos o Hot Clube de Portugal. O clube em si já está completamente vazio, tendo o seu recheio sido preservado para futura musealização.

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Foto: JMS/JNPDI

Quanto à sede provisória, neste momento está a ser realizado o orçamento de engenharia para a reabilitação do espaço que a CML colocou à disposição do Hot na Praça da Alegria, o qual faz parte de um edifício de que a autarquia é igualmente proprietária. O valor final vai posteriormente ser apresentado à Divisão de Cultura da CML e só então se saberá se a mesma custeará as obras em causa.

Sabe-se, entretanto, que o piano que durante anos serviu na cave do Hot não poderá ser reutilizado em cenário de concerto, podendo no entanto funcionar como instrumento de formação na escola.

12 de fevereiro de 2010

Dose Dupla soma e segue no CCB



Reportagem integrada no Programa Quarto Crescente, de Júlio Isidro, transmitida ontem na RTP 1.

11 de fevereiro de 2010

Júlio Resende e Ole Morten Vagan hoje no Dose Dupla (CCB) às 22h00

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Júlio Resende tem vindo a afirmar-se como um dos mais talentosos jazzmen da nova geração, distinguindo-se pelo domínio do piano, da improvisação e da composição.

No final de 2009, lançou o seu segundo CD, Assim falava JAZZATUSTRA, para o qual convidou, entre outros, o contrabaixista norueguês Ole Morten Vagan.

A sua cumplicidade em palco é notória e exprime-se num universo musical variado, moderno e de constante busca de originalidade.

10 de fevereiro de 2010

Laurent Filipe: Cascais Jazz (1986)
Memória do Jazz em Portugal

Laurent Filipe é o homem do momento pois não só os seus discos revelam um músico de talento amadurecido e original, como a participação no programa Ídolos lhe traz uma maior visibilidade pública, fenómeno que acaba também por beneficiar todo o jazz made in Portugal.

Hoje JNPDI recorda a sua participação no Cascais Jazz de 1986, onde actuou como líder de um quarteto composto pelo guitarrista Tommy Halferty, o contrabaixista Dave Gausden e o baterista Luigi Waites.



A popularidade actual de Laurent Filipe fez disparar as visitas a este vídeo, que já conta quase 4 500 visionamentos, numa média de mais de 300 exibições mensais.

Zé Eduardo & Manuela Lopes: Dose Dupla de sucesso!

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Fotos: JMS/JNPDI

Zé Eduardo (contrabaixo) e Manuela Lopes (voz) abriram na passada quinta-feira o DOSE DUPLA de 2010. À sua espera estavam uma sala cheia e muita vontade de aplaudir o BeBop cantado em português.

7 de fevereiro de 2010

SF Jazz Collective em Master Class na Lusíada em Março

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Ora aqui está uma excelente notícia e a prova de que nem tudo em Portugal funciona mal. A licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa, coordenada pelo músico Ricardo Pinheiro, volta a surpreender com mais um evento internacional, agora através de uma notável master class com os músicos do mais que aclamado SF Jazz Collective.

A iniciativa decorre no Auditório 4 da Universidade Lusíada de Lisboa, no próximo dia 14 de Março (Domingo) pelas 16h, e conta com oito dos mais conceituados músicos de jazz da actualidade. A entrada é livre para alunos da Universidade Lusíada e da Escola JB Jazz e custa 10 euros para os restantes participantes.

É absolutamente a não perder esta master class com estes verdadeiros gigantes do jazz moderno.

6 de fevereiro de 2010

HOT CLUBE: Vídeo-memórias JNPDI

Agora que se anuncia a demolição do prédio do Hot Clube de Portugal, JNPDI recorda aqui alguns vídeos que realizámos nos últimos anos nesta mítica cave da Praça da Alegria.

Em 2 de Junho de 2007 realizámos um Roteiro do Jazz em Lisboa e visitámos o Hot Clube. Os participantes foram brindados com uma actuação improvisada de Barros Veloso (piano), Maria Viana (voz) e Paulo Gil (voz).



Em Outubro deste mesmo ano, JNPDI completou o seu 4.º aniversário e convidou o saxofonista Herb Gller a regressar, 45 anos depois, ao Hot Clube. Vejamos o seu ensaio neste espaço e um excerto do concerto, um espectáculo que marcou aquele ano de 2007 não só pela excelente forma de Geller, mas também pela notável prestação de Filipe Melo, Bruno Santos, Demian Cabaud e Bruno Pedroso.





Em Março de 2008, o saxofonista Julian Arguelles apresentou-se no Hot Clube com um quinteto composto por Bernardo Sassetti, André Fernandes, Bernardo Moreira e Alex Frazão.



Seguiu-se, um mês depois, o João Lencastre Group, com Dave Binney (sax), André Fernandes (guitarra), Benny Lackner (piano), Mário Franco (contrabaixo) e João Lencastre (bateria).



Em Abril de 2008, actuou também o Grand Pianoramax, do pianista Leo Tardin.



Ainda neste movimentado mês, subiu ao palco o trio do pianista norte-americano Benny Lackner, composto por Nelson Cascais (contrabaixo) e Mathieu Chazarenc (bateria).



Dois meses depois, em Junho de 2008, o Hot Clube apresentou um concerto duplo com Maria João e João Farinha & Paula Oliveira e Leo Tardin.







Em Julho deste ano, integrado no Estoril Jazz, actuou o grupo Kim Istry, liderado por Kim Kalesti (voz) e Frank Lacy (trombone).



Em Setembro de 2008, o pátio do Hot acolheu o festival Jazz.pt. Nesse âmbito, aí actuou o trio Talmor/Swallow/Nussbaum, formado por Ohad Talmor (saxofone-tenor), Steve Swallow (baixo eléctrico) e Adam Nussbaum (bateria).



António José de Barros Veloso, um dos sócios históricos do Hot Clube, actuava aí regularmente às terças-feiras, fomentando a partilha de conhecimentos através de jam-sessions com jovens músicos.



Vejamo-lo numa jam com Gonçalo Sousa (harmónica), André Santos (guitarra), António Quintino (contrabaixo) e Pedro Segundo (bateria). A data é Setembro de 2008. O trompetista que se juntou ao grupo luso é Robert Faulkner, músico e sociólogo norte-americano que se encontrava em Portugal para participar em dois eventos promovidos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra



Finalmente, em Outubro de 2008, JNPDI promoveu no Hot um concerto com a histórica cantora Sheila Jordan. Este concerto foi considerado por vários críticos de jazz e músicos como um dos melhores jamais realizados no Hot, o que ficou a dever-se não só a Sheila Jordan (encantada por poder evocar ali os anos em que actuava regularmente em pequenos clubes), mas também à excelente prestação dos músicos João Moreira (trompete), Filipe Melo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).



Em Dezembro de 2008, JNPDI convidou Pedro Gomes a realizar uma reportagem sobre as célebres terças-feiras de Barros Veloso no Hot Clube, evento de que sempre fomos públicos entusiastas por este ter permitido, ao longo de uma década, o convívio e troca de experiências entre gerações.



Curiosamente, esta foi a última reportagem de JNPDI no Hot Clube, precisamente um ano antes do trágico incêndio.

5 de fevereiro de 2010

Hot Clube: Prédio vai ser demolido até Maio

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A notícia é chocante, mas de certa forma previsível. De acordo com a Rádio Renascença, o prédio do Hot Clube está em riscos de ruir e a Câmara Municipal de Lisboa terá já decidido a sua demolição, preservando-se apenas a fachada.

É de facto o fim de um ciclo para o Hot Clube, como já aqui havíamos referido amplamente em Dezembro. Para os amadores de Jazz, são más notícias pois aquela cave guarda memórias fundamentais da história do Jazz em Portugal e, sobretudo, o eco de uma geração que, liderada por Villas-Boas, fez do associativismo a semente para uma instituição que chegou até aos nossos dias.

John Abercrombie no Cascais Jazz (1980)
Memória do Jazz em Portugal

Em Novembro de 1980, o guitarrista John Abercrombie estreou-se no Cascais Jazz com o seu quarteto, agrupamento composto por Richard Beirach (piano), George Mraz (contrabaixo) e Peter Donald (bateria).

Para mim, foi o começo da paixão pelo Jazz, o que sucedeu pelo visionamento do concerto em directo na RTP. O que mais me inspirou foi o contrabaixo de George Mraz, um senhor! E também toda a atmosfera do Cascais Jazz e, claro, a mestria de Abercrombie, que até hoje admiro.


4 de fevereiro de 2010

Dose Dupla regressa hoje ao CCB

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De hoje até ao final de Março, todas as quintas-feiras voltam a ser de jazz no Centro Cultural de Belém, que acolhe, sempre às 22h00, o ciclo Dose Dupla. São 8 duos de jazz, sempre de duas nacionalidades (portuguesa e estrangeira), com entrada rigorosamente livre e informal. O ciclo abre esta noite com Zé Eduardo (contrabaixo) e Manuela Lopes (voz).



No Dose Dupla procura-se promover o contacto entre músicos de jazz portugueses e estrangeiros, apostando na qualidade dos intérpretes, na variedade tímbrica e na diversidade geográfica. Desde a sua génese, este ciclo de concertos tem sido um autêntico laboratório para a arte do duo em jazz, proporcionando encontros de culturas e novos públicos para o jazz.

Nesta segunda edição do Dose Dupla, que volta a ter o apoio e produção de JNPDI, destacamos três novidades:

- a inclusão de mais músicos de primeiro plano no jazz europeu e internacional, nomeadamente os pianistas Edgar Wilson (músico radicado na Alemanha que tocou com o conceituado Neils – Henning Ørsted Pedersen) e Kirk Lightsey (tocou com Dexter Gordon, Chet Baker), e o saxofonista Peter King (um dos mais notáveis herdeiros do estilo e sonoridade de Charlie Parker);

- a inclusão de instrumentistas do Brasil e Noruega, países pela primeira vez representados neste ciclo;

- uma aposta clara no piano e no contrabaixo, mantendo-se porém uma presença regular das vozes.

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DOSE DUPLA EM FEVEREIRO


Dia 4: ZÉ EDUARDO & MANUELA LOPES / contrabaixo e voz

Um duo de puro jazz! Dois veteranos do jazz nacional juntam-se num projecto pouco comum: contrabaixo e voz. A proposta é também invulgar: revisitar alguns dos velhos standards, bem como temas dos grandes mestres do be-bop, ambos abordados sem complexos, numa mistura entre a língua de Camões e a Avenida 52.


Dia 11: JÚLIO RESENDE & OLE MORTEN VAGAN / piano e contrabaixo

Júlio Resende tem vindo a afirmar-se como um dos mais talentosos jazzmen da nova geração, distinguindo-se pelo domínio do piano, da improvisação e da composição. Para o seu segundo CD, “Assim falava JAZZATUSTRA” (2009), convidou, entre outros, o contrabaixista norueguês Ole Morten Vagan. A cumplicidade em palco, que se criou entre os dois, é notória e exprime-se num universo musical variado, moderno e original.


Dia 18: FÁTIMA SERRO & CLÁUDIO RIBEIRO / voz e guitarra

Fátima Serro celebrizou-se no jazz pela sua ligação umbilical ao ensemble Trupe Vocal, que fundou em 1995 juntamente com o cantor Kiko. Dos vários duos que mantém activos, a cantora nortenha propõe-nos o trabalho que vem realizando com o guitarrista brasileiro Cláudio Ribeiro. Este é, pois, um espectáculo de fusão entre o cancioneiro do Brasil e dos Estados Unidos da América, ou, por outras palavras, entre a bossa nova e o jazz.


Dia 25: PAULO GASPAR & EDGAR WILSON / clarinete e piano

Reunidos pela primeira vez em palco, o clarinetista Paulo Gaspar (fundador do Dixie Gang e membro da Big Band do Hot Clube de Portugal) e o pianista Moçambicano Edgar Wilson (músico radicado na Alemanha e que tocou e gravou, entre outros, com o conceituado contrabaixista Niels-Henning Ørsted Pedersen) convidam à audição dos grandes standards do cancioneiro norte-americano – criado por compositores como George Gershwin, Cole Porter ou Irving Berlin – e do jazz moderno e clássico.

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DOSE DUPLA EM MARÇO


Dia 4: ANTÓNIO PALMA & KATT TAIT / piano e voz

Em 2009, Katt Tait, natural dos EUA, actuou no Dose Dupla como convidada do duo formado por António José de Barros Veloso e Art Themen. A sua voz e o seu amplo conhecimento dos standards do American Songbook cativaram desde logo o público, justificando agora a sua apresentação com o pianista algarvio António Palma, músico que tocou, entre outros, Alexandre Frazão, David Gausden, Eddie Goltz, Laurent Filipe, Bill Goodwin, Melissa Walker e Lars Arens.


Dia 11: CARLOS AZEVEDO & PETER KING / piano e sax alto

Carlos Azevedo é sobejamente conhecido dos amadores de jazz pela co-direcção da prestigiada e bem-sucedida Orquestra de Jazz de Matosinhos. No Dose Dupla, o seu piano combina-se com o saxofone alto do britânico Peter King – herdeiro directo do legado musical de Charlie Parker e colega de palco dos músicos Zoot Sims, Hampton Hawes e Anita O'Day –, para revisitar composições de vários e diferenciados períodos do jazz moderno.


Dia 18: NELSON CASCAIS & JAMES UHART / contrabaixo e piano

Nelson Cascais é não só um dos mais importantes contrabaixistas da actualidade no jazz nacional, mas também um prolífico compositor e líder dos seus próprios agrupamentos musicais. O seu encontro em palco com o pianista franco-britânico James Uhart (cujas composições incorporam influências de Brad Mehldau e Abdullah Ibrahim) prenuncia um resultado musical tanto inesperado, como seguramente criativo e original.


Dia 25: CARLOS BARRETTO & KIRK LIGHTSEY / contrabaixo e piano

A colaboração de Carlos Barretto e Kirk Lightsey remonta aos anos oitenta, período em que o músico português viveu e tocou em Paris. O duo apresentou-se em Portugal pela primeira vez em 1998, no Hot Clube de Portugal, e reuniu-se no final de 2008 num concerto realizado no Centro Cultural de Cascais e marcado pela profundidade, intensidade e constante busca de inovação e surpresa musical.

E sobre o DOSE DUPLA, quem melhor para falar que não os músicos?

Vejamos a opinião com que ficou, em 2009, a cantora italiana Marilena Paradisi.


2 de fevereiro de 2010

JAZZ EM PORTUGAL EM DOIS MINUTOS E MEIO

Em Abril de 2007, o programa Câmara Clara, da RTP2, dedicou uma edição integral ao jazz em Portugal, motivado pelo lançamento do livro O Jazz Segundo Villas-Boas e retomando um fenómeno que JNPDI vinha expondo regularmente: o boom do jazz no país na primeira década do século XXI.

Para o efeito, o jornalista João McDonald sintetizou numa peça breve (dois minutos e 30 segundos) alguns dos momentos marcantes da história do jazz entre nós.

São especialmente interessantes de ver as imagens de Ella Fizgerald, Duke Ellington e Norman Granz no Aeroporto de Lisboa, em Janeiro de 1966, uma jam-session realizada no Hot Clube de Portugal, com Santos Rosa (sax), Vitor Campos (piano) e Jorge Costa Pinto (bateria), e ainda as imagens do quarteto de Charles Lloyd com Keith Jarrett, Cecil McBee e Jack Dejohnette, que em Agosto de 1966 actuou no Luisiana e na RTP.

Vale a pena ver!



Já agora as imagens do Pharoah Sanders são do Cascais Jazz de 1984 e o pianista que o acompanha é o "nosso" bem conhecido Kirk Lightsey.


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